Atlético-MG x Botafogo é a 6ª final da Libertadores entre brasileiros
A final da Libertadores já está muito próxima, e será disputada entre Atlético-MG x Botafogo. Mas uma curiosidade que chama atenção é que essa é apenas a 6ª final entre brasileiros na história. Relembre agora como foram essas finais.
Finais de Libertadores entre clubes brasileiros
O FuteHub apresenta a lista de finais de Libertadores entre clubes brasileiros que já tivemos na história.
Libertadores 2005: São Paulo x Atlético-PR
Em 2005 o Atlético-PR era um clube ascendente e havia sido vice-campeão brasileiro em 2004. Eles conseguiram ir para a final da Libertadores em um ato heroico. Mas enfrentaram o gigante São Paulo na final, sendo essa a primeira decisão da história entre dois clubes brasileiros.
A primeira final foi no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e acabou empatada em 1 a 1. Mas na volta, no Morumbi, o São Paulo liquidou o Atlético-PR com um 4 a 0 inesquecível e foi campeão.
Libertadores 2006: Internacional x São Paulo
No ano seguinte, tivemos a segunda final brasileira da história da Libertadores. Internacional e São Paulo se enfrentaram pelo título e fizeram uma das melhores finais já vistas.
No Morumbi, o Inter conseguiu uma grande vitória por 2 a 1 e deixou o São Paulo longe do seu sonhado bi. Já no Beira-Rio, o empate por 2 a 2 só veio confirmar o título colorado.
Libertadores 2020: Palmeiras x Santos
Depois de muito tempo, 14 anos, mais uma final brasileira. Apesar de ser apenas a 3ª final, foi o primeiro clássico local brasileiro na final de uma Libertadores. Palmeiras e Santos se enfrentaram em jogo único no Maracanã e fizeram um grande jogo. Um gol tardio de Breno Lopes, já nos acréscimos do segundo tempo, determinou o placar em 1 a 0 e deu o título ao Palmeiras.
Libertadores 2021: Palmeiras x Flamengo
A 4ª final de Libertadores entre brasileiros foi entre os clubes mais ricos do país nos últimos anos. Um verdadeiro tira-teima entre Palmeiras e Flamengo naquele momento. Mas deu Verdão. O time paulista ganhou por 2 a 1 e se sagrou campeão da América. No tempo normal foi 1 a 1, mas na prorrogação Deyverson fez o gol salvador para o alviverde.
Libertadores 2022: Flamengo x Athletico-PR
Dezessete mais tarde, o Athletico-PR voltou à final da Libertadores, agora um clube mais estabelecido e com mais sucessos recentes. Mas o resultado foi o mesmo. Dessa vez enfrentando o Flamengo em 2022, o CAP perdeu a final em jogo único por 1 a 0. Gabigol decidiu marcando o gol para o Mengão, que levantou a segunda taça da Liberta em 4 anos.
Foto destacada: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Pingback: Atlético-MG x Botafogo: onde assistir, escalações e horário – Libertadores – 30/11/2024 | FuteHub