Champions League: gigantes europeus sofrem com novo formato
A última rodada da Champions League foi muito emocionante, devido ao grande número de gols. Também tivemos grandes confrontos como Bayern x PSG e Liverpool x Real Madrid. Mas o que chamou a atenção é que os gigantes, favoritos ao título, estão com muita dificuldade nesse novo formato que está em sua primeira edição de uso.
Com 36 times no total (eram 32 antes), a nova Champions League não tem mais fase grupos. Agora todos os times ficam na mesma tabela, e jogam 8 partidas contra adversários sorteados. O sistema de classificação funciona assim:
- Os 8 primeiros colocados vão direto para as oitavas de final.
- Do 9º ao 24º jogam uma fase de play-offs antes das oitavas.
- Do 25º ao 36º são todos eliminados.
No entanto, grandes times ainda não conseguiram se adaptar e estão passando dificuldade nesse novo formato. Dos grandes favoritos temos três na zona de play-offs nesse momento. Além disso, um deles está apenas na fase de eliminação.
Real Madrid, Bayern e Manchester City nos play-offs
A Champions League não está sendo fácil para Real Madrid, Bayern e Manchester City. Os três clubes são considerados favoritos, mas não estão conseguindo apresentar resultados que reforcem essa condição.

O Manchester City vem em péssima fase e já decaiu bastante na Champions League. Com 6 jogos sem vencer, sendo 5 derrotas seguidas e um empate, eles passaram por um jogo muito estressante na última rodada. O City ganhava do Feyenoord em casa por 3 a 0, e cedeu o empate, terminando o jogo em 3 a 3. Isso foi suficiente para levar Pep Guardiola ao desespero.
O Real Madrid, atual e maior campeão, está em 24º lugar, com 6 pontos. São 2 vitórias e 3 derrotas em 5 rodadas até aqui. Além disso, eles sofrem com um surto de lesões: Eder Militão, Rodrygo, Vinicius Junior, Alaba, Tchouameni e Carvajal estão fora no momento. Por isso, muitos consideram difícil que o time madridista consiga uma vaga direto para as oitavas
O Bayern também tem um super-time, mas ainda não conseguiu convencer. A equipe até venceu sua última partida diante do PSG, o que lhe deixou com 9 pontos, 3 vitórias e 2 derrotas em 5 jogos. Mas ainda não é suficiente para entrar no G8. No entanto, sua situação é melhor que a do Real Madrid, por exemplo.
PSG pode nem se classificar
Com apenas 4 pontos, o PSG está na pior situação dentre os grandes clubes, com maiores investimentos. O clube francês já teve um time com Messi, Mbappé e Neymar no ataque.
No entanto, hoje apenas jogadores coadjuvantes fazem parte do elenco, que não consegue trazer grandes resultados na Champions. Em 25º lugar, há um grande risco de o Paris não conseguir ir nem para os play-offs.
Tabela da Champions League 2024/25
Foto destacada: Reprodução / Gazeta Esportiva