Racing x Cruzeiro: histórico de confrontos e retrospecto
Racing x Cruzeiro se enfrentam neste sábado (23), em busca de um título inédito, o de campeão da Copa Sul-Americana. O duelo será às 17h (horário de Brasília), no La Nueva Olla, no Paraguai.
Além de nunca terem levantado a taça da Sul-Americana, as equipes também nunca duelaram na competição. Mas em outras, sim. E a equipe mineira possui pequena vantagem. Veja agora o histórico do confronto entre Racing e Cruzeiro.
Histórico do confronto entre Racing x Cruzeiro
Ao todo, as equipes se encontraram em 11 oportunidades, em quatro competições diferentes, sendo a Libertadores a que possui mais destaque. Já as outras três foram a Copa Mercosul, a Supercopa Libertadores e a Supercopa Masters, já extintas ou substituídas por outras.
Dos 11 jogos registrados entre Racing x Cruzeiro, os mineiros venceram cinco, enquanto os argentinos levaram a melhor quatro vezes. Além disso, houve dois empates.
Os primeiros duelos foram pela Supercopa Libertadores, que, mais tarde, foi substituída pela Copa Mercosul. Em 1988, no primeiro encontro, as equipes se enfrentaram na final, com o Racing ficando com o título. Na ida, os argentinos venceram por 2 x 1 e na volta, empate, em 1 x 1.
O troco dos mineiros viria quatro anos depois, em 1992. Mais uma vez, as equipes decidiram a competição. O Cruzeiro aplicou uma goleada na ida, por 4 x 0. Com isso, a derrota na volta, por 1 x 0, não impediu que a taça tivesse Minas Gerais como destino.
Neste mesmo ano, anteriormente, as equipes se enfrentaram na semifinal. E, após empate, em 1 x 1, o Cruzeiro venceu por 3 x 1, nos pênaltis. Mais tarde, os mineiros perderam a decisão para outra equipe argentina, o Boca Juniors.
Pela Copa Mercosul, em 1999, os duelos foram ainda na fase de grupos. E o Cruzeiro foi melhor nas duas partidas, vencendo por 2 x 0, em casa, e aplicando mais um 4 x 0, agora na casa do adversário.
Último encontro foi pela Libertadores
Por fim, Racing x Cruzeiro se encontraram pela última vez na fase de grupos da Libertadores, em 2018. As equipes fizeram parte do grupo 5 e houve uma vitória para ada lado. No primeiro jogo, 4 x 2 para os argentinos, em casa. Posteriormente, no segundo, vitória mineira por 2 x 1, em seus domínios também.
Inclusive, as duas equipes terminaram classificadas para a fase seguinte, ambas com 11 pontos conquistados. Mas o Cruzeiro levou vantagem nos critérios de desempate, ficando na liderança do grupo, enquanto o Racing ficou em 2º.
Foto destacada: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.